silvania santos's profile

ANÁLISE DO DISCURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS INGLÊS
DISCIPLINA: ANÁLISE DO DISCURSO
PROFESSORA: Me. FERNANDA MARTINS LUZ BARROS
ALUNA: SILVÂNIA MARIA DOS SANTOS
POLO: CAMPO MAIOR
INTRODUÇÃO
A disciplina "Análise do discurso" é de suma importância para a formação do profissional de Letras - Inglês por analisar a estrutura de um discurso, e a partir disto, possibilitar a compreensão das construções ideológicas que estão presentes no mesmo. Este portfólio pretende apresentar as principais informações vistas no decorrer dos assuntos e das atividades realizadas nesta disciplina. A seguir vamos conferir o seu conteúdo programático

DESENVOLVIMENTO
Vamos viajar pelas informações presentes nos fóruns e nas atividades desta disciplina!
A Análise do Discurso fundamenta-se em ideias defendidas por Bakhtin que trata os discursos como ideológicos, heterogêneos e polifônicos.
Assim toda formação discursiva é dirigida por uma formação ideológica. Com base nesses conceitos, aos discursos não pode ser imputada a ideia de neutralidade.
A produção dos discursos deve levar em consideração quem diz, a posição social que ocupa, os objetivos e a quem o discurso se dirige. Assim, é possível analisar o ethos discursivo e construir a identidade assumida por um enunciador ao se pronunciar por meio de um discurso.
E o que é DISCURSO para a " Análise do discurso"?
O discurso se define na/pela determinação da língua pela história, tomadas como materialidades, na qual o sujeito – afetado duplamente - está presente. Assim, analisar um discurso implica em, inicialmente, tomá-lo como objeto teórico, ou seja, como objeto histórico-ideológico, produzido a partir de práticas sociais de linguagem e manifestado em sua forma material e em uma história , portanto, forma esta ao mesmo tempo que é lingüística e histórica. (HENGE e LEFTA, 2008)
Para Brandão o discurso é uma “forma de agir sobre o outro”.
CORRENTES DA ANÁLISE DO DISCURSO
A Análise de Discurso surge num contexto marcado por manifestações de ordem política e ideológica e tem como principal suporte de estudos  os textos críticos. É uma área de estudos contextual de uma estrutura discursiva em questão. Ela é um método com o objetivo de não somente compreender uma mensagem, mas reconhecer qual é o seu sentido.

 Há duas diferentes abordagens de AD correntes a ela vinculadas :
* a anglo-saxã com perspectiva pragmática marcada pela antropologia
* a francesa com  perspectiva ideológica marcada pela linguística e pela psicanálise.

SIGNO - IDEOLOGIA
A relação signo - ideologia não é uma relação direta e de mão única. As sociedades definem conforme seus valores e vivências as representações e conotações dos diferentes signos linguísticos que circulam socialmente.
O sujeito assim como os discursos também é interpelado pela ideologia. Em meio à diversidade de discursos que circulam socialmente, e à influência que esses exercem sobre nós, é possível se constituir como sujeito.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA A DISCIPLINA
Dialogia e polifonia são conceitos que não se confundem, mas que fazem parte do mesmo processo de (re)formulação dos discursos. E a heterogeneidade dos discursos possibilita esse constante diálogo entre os diferentes discursos e as diferentes vozes enunciativas.
REALIDADE DISCURSIVA ILUSÓRIA
Brandão (2004 apud Pêcheux, 1975) destaca que o sujeito cria uma realidade discursiva ilusória, afetado por dois tipos de esquecimento:

O “esquecimento nº 1” é aquele em que o sujeito se coloca como origem de tudo o que diz.  É de natureza inconsciente e ideológica: o sujeito procura rejeitar, apagar, de modo inconsciente, tudo o que não está inserido na sua formação discursiva, o que lhe dá a ilusão de ser o criador absoluto de seu discurso.

 O “esquecimento nº 2”, de caráter pré-consciente ou semi- consciente, o sujeito seleciona algumas formas e “apaga” outras, ou seja, o sujeito tem a ilusão de que o que diz tem apenas um significado. Ele acredita que todo interlocutor captará suas intenções e suas mensagens da mesma forma.


IMPORTÂNCIA
A importância desta disciplina está no fato de que é uma ciência linguística e da área da comunicação  que se especializa em analisar o uso das línguas naturais, especialmente a maneira como ocorrem as construções ideológicas em um texto. Podemos inferir que ela é frequentemente utilizada para analisar textos da mídia, identificando as ideologias que os produzem. E em mundo de redes sociais e acesso aos mais variados textos do mundo todo, veja a dimensão e o quanto de material a análise do discurso pode avaliar. E a identificação e a compreensão da ideologia de todo tipo de discurso, seja verbal, não verbal ou mista, ao meu ver, é uma expressão de grande relevância para a definição dos objetivos comunicativos envolvidos na recepção e produção dos diferentes discursos.
Compreender todos os elementos que permeiam um discurso é fundamental para formá-lo e para interpretá-lo.Uma pessoa que tem esse conhecimento pode compreender como o seu discurso pode influenciar alguém, como também pode ser influenciado pelo discurso do outro. E principalmente perceber qual discurso pertence a um determinado ambiente. Saber como comportar e de que forma usar o gênero de discurso que é considerado adequado a cada situação de uma determinada atividade. Dessa forma procuramos nos apropriar do estilo desse discurso, como é o caso do discurso que se realiza na composição desse portifólio digital. 
A disciplina foi de fundamental importância para a minha formação como professora. Através dela foi possível fazer muitas reflexões sobre a influência e a ideologia dos discursos, e como a voz do outro pode estar presente em nossa voz em um determinado discurso, e não tínhamos essa percepção. No decorrer das leituras foi importante conhecer conceitos, ver interessantes teorias e nomenclaturas de alguns termos que fazem parte do universo da análise do discurso, assim como o pensamento dos teóricos estudados. A disciplina assim, foi muito produtiva, e pretendo ficar revendo muitas teorias com mais profundidade para a ampliação dos meus conhecimentos.
REFERÊNCIAS
Atividade 1 – Unidade 1 

Atividade 2 -   Unidade 2

Atividade 3 -   Unidade 3

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas: ed. da UNICAMP, 2002

CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. Disponível em : <https://slideplayer.com.br/slide/10253964/>acesso em 17.12.2020

Fórum 1 - Unidade 2

Fórum 2 - Unidade 3

FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. Edição revista e ampliada. Disponível em : <http://www.sergiofreire.pro.br/ad/FERNANDES_ADRI.pdf>acesso em 17.12.2020

GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto. Análise de conteúdo, análise do discurso e análise de conversação: estudo preliminar sobre diferenças conceituais e teórico-metodológicas. Disponível em : <https://www.redalyc.org/jatsRepo/5335/533560872003/index.html>acesso em 17.12.2020

HENGE, Gláucia da Silva; BEHENCK, Gláucia da Silva. O discurso da Análise do Discurso: quando língua e história se encontram. Disponível em : <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CELSUL_VIII/lingua_e_historia.pdf>acesso em 17.12.2020

Leituras realizadas pelas apostilas disponibilizadas no Sigaa para as atividades e conhecimento

Núcleo de Alfabetização e Letramento Encontro de Professoras do 1º ciclo EIXO 4: PRODUÇÃO ESCRITA. Disponível em : <https://www.slideserve.com/thanh/n-cleo-de-alfabetiza-o-e-letramento-encontro-de-professoras-do-1-ciclo-eixo-4-produ-o-escrita>acesso em 17.12.2020

NUNES, Teresa. O que é análise do discurso. Disponível em : < https://pontodidatica.com.br/o-que-e-analise-do-discurso/->acesso em 17.12.2020

Plano de Ensino da disciplina "Análise do discurso"

VILLAÇA, Ingedore Villaça Koch. O texto e a construção dos sentidos. 9ª ed. São Paulo: Contexto,2007.p.59-74. Disponível em : <https://pt.slideshare.net/marimidlej/intertextualidade-e-polifonia-cap-5-parte-1apresentarkoch>acesso em 17.12.2020
ANÁLISE DO DISCURSO
Published:

ANÁLISE DO DISCURSO

Published:

Creative Fields